Biografia

pi

Zé Pi é um jovem músico, compositor e produtor musical, formado em comunicação social pela PUC-SP. Vocalista e guitarrista, formou a banda Druques em 2005, com repertório de sua autoria. O primeiro disco Druques (2006) foi lançado pelo selo Reco Head, e teve boa repercussão. Em 2008, lançou um novo single da banda intitulado Não Assim, pelo selo Phonobase, num formato inédito no mercado, que trazia a faixa musical e um clipe dirigido por Marcelo Mesquita (diretor do filme Cidade Cinza, de 2013). O single foi lançado pela DeckDisc, na coletânea "Sacolão do Rock".

Como guitarrista tocou até 2011 com a banda instrumental-eletrônica Tigre Dente De Sabre; gravou nos discos Pareço Moderno (2008) da banda Cérebro Eletrônico; Terrorist?!(2009) da banda Jumbo Elektro; Macaco Sem Pelo (2013) do Meno Del Picchia; e no disco Asa (2014) do Gustavo Galo. De 2008 e 2012, foi músico, compositor e produtor musical das trilhas no Teatro Oficina. Nestes 4 anos integrou peças como Os Bandidos, As Bacantes, e Cacilda Uma Estrela Brasileira a vagar, de Zé Celso Martinez Correa, excursionando pelo Brasil e pelo mundo.

Como intérprete, Zé Pi fez uma participação especial no disco Efêmera (2010), de Tulipa Ruiz, dividindo os vocais da faixa Só Sei Dançar Com Você. A música foi uma das mais celebradas do disco e integrou a trilha da novela Cheias de Charme (2012, Rede Globo). Após a intensa fase no Teatro Oficina, lançou o segundo álbum da banda Druques, Nuvem Negra (2012), sendo apontado pela Billboard como um dos principais álbuns do ano. O álbum teve lançamento virtual no programa Jô Soares, com transmissão do clipe de Não Assim. Neste ano, a banda também participou da edição do programa Som Brasil em homenagem ao rock 80.

Agora, Zé Pi lança seu primeiro disco solo Rizar, com produção musical de Gustavo Ruiz e uma turma de músicos significativos na cena musical

Rizar

Rizar é o primeiro disco solo do jovem compositor Zé Pi. Essencialmente pop, o disco conta com muitas parcerias, navegando por mares cheios de dores, amores, ecos cinematográficos, arranjos de cordas e naipes de metal.

O processo de arranjo e produção do disco começou em janeiro de 2014, quando Zé Pi e o produtor Gustavo Ruiz foram com a banda para um sítio próximo à Bragança Paulista, cidade onde o artista cresceu.

A banda é formada por Meno Del Picchia (baixo), Richard Ribeiro (bateria) e André Lima (sintetizadores). As músicas foram gravadas nos estúdios El Rocha (SP) por Fernando Sanches. E a arte é de Paulo Papaleo e Cecilia Lucchesi.

Zé Pi busca novas possibilidades estéticas e um som atemporal, cuja sonoridade atravessa inúmeras influências.

Narrativa das desilusões amorosas, Rizar é uma espécie de vertigem: diário das relações humanas, projeções do outro, exageros trágicos, românticos, eufóricos.

No fotografia do disco, Zé Pi se apresenta vestindo uma farda dos sentimentos, desenvolvida junto com Julia Moraes. A imagem transmuta as condecorações de guerra em signos sentimentais, oferecidos na guerra das relações vividas.

Fique à vontade abre com os arranjos de cordas de Jaques Mathias. Anoiteceu poderia muito bem ser a música-tema de um clássico da Atlântida. Parceria com os amigos Leo Cavalcanti, que também canta na faixa, e Maurício Fleury (Bixiga 70), que toca piano, a música abre com um arranjo de cordas e traz também Stéphane San Juan nas maracas.

Muito tempo flerta com o soul e traz o naipe de metais da Trupe Chá de Boldo e a guitarra solo de Martin Bernardes (O Terno).

Em Acredito, Zé Pi flerta com os anos 50, e conta com o coro de Karine Carvalho e Barbara Eugênia.

Dor e solidão é música que nos leva a uma longa viagem estilística, navegando em mares turbulentos, até um quase final; quase apoteótico.

Gosto de você pergunta “Por que gostamos de alguém? Como alguém pode nos ser tão caro?. Primeira onda das composições, é a música que deu origem ao disco.

Se você soubesse é sexo, drogas e rock’n roll e gruda nos ouvidos: se você soubesse que o que você merece, eu posso dar... A canção conta com a participação de Luiz Antônio Chagas (Isca de Polícia, Tulipa Ruiz) nos solos de guitarra.

Com a participação de Tulipa Ruiz nos vocais da canção Depois, Zé reinventa a música de sua primeira banda Druques, hit nas pistas de São Paulo em 2005.

Como intérprete, Zé Pi fez uma participação especial no disco Efêmera (2010) de Tulipa Ruiz, dividindo os vocais da faixa Só sei dançar com você. A música foi uma das mais celebradas do disco e integrou a trilha da novela Cheias de Charme (2012, Rede Globo).

Rizar encerra com Bem melhor do que está – um respiro, a vontade frágil-forte de sair do escuro, atravessar a dor, rizar.

Ficha técnica

Gravado nos estúdios El Rocha, Brocal, Parede Meia, Na Cena, FlapC4 e Audiorama.

Técnicos: Fernando Sanches, Luis Lopes, Vitor Moraes e Rovilson Pascoal. Mixado no estúdio El Rocha por Fernando Sanches.

Masterizado por Felipe Tichauer.

Produzido por Gustavo Ruiz.

Arranjos

Arranjo de cordas em Fique à vontade, Anoiteceu e Dor e solidão: Jaques Mathias. Arranjo de cordas em Bem melhor do que está: Buda Nascimento e Zé Pi. Arranjo de fagote em Gosto de você: Jaques Mathias.

Arranjo de metais e madeira em Depois: Zé Pi, Gustavo Ruiz Chagas e Juliana Perdigão. Arranjo de metais e madeira em Muito tempo: Marcos Grinspum Ferraz, Cuca Ferreira, Remi Chantain, Zé Pi e Gustavo Ruiz.

Banda

Zé Pi (guitarras), Richard Ribeiro (bateria, percussão), André Lima (teclados e sintetizadores) e Meno Del Picchia (baixo), exceto por Depois, que tem Gustavo Ruiz no baixo elétrico.

Quarteto de cordas

Faixas Anoiteceu, Fique à vontade, Dor e solidão e Bem melhor do que está: Aramis Abelardo Rocha, Rafael Cesário Oliveira, Robson Abelardo Rocha e Daniel Pires da Silva.

Metais

Faixa Muito tempo: Marcos Grisnpum Ferraz, Cuca Ferreira e Remi Chantain. Participações especiais

Leo Cavalcanti: voz em Anoiteceu.

Tulipa Ruiz: voz em Depois.

Martim Bernardes: guitarra solo em Muito tempo.

Stéphane San Juan: maracas em Anoiteceu; shaker e pandeirolas em Dor e solidão. Metais da Trupe Chá de Boldo: metais em Muito tempo.

Juliana Perdigão: clarinete em Depois.

Bárbara Eugênia e Karine Carvalho: coro em Se você soubesse e Acredito. Luiz Chagas: guitarra solo em Se você soubesse.